O Nordeste é reconhecido pela beleza dos seus miradouros com vistas de cortar a respiração e sempre muito bem cuidados e floridos.
Os miradouros da Ponta da Madrugada e da Ponta do Sossego, no lugar da Pedreira, são locais de visita obrigatória. Serra e mar misturam-se aqui, envolvidos por extensas zonas de jardim, onde o silêncio impera e o olhar se perde na imensidão da paisagem.
Entre a localidade da Pedreira e a Vila do Nordeste, outro miradouro nos é oferecido: o Miradouro da Vista dos Barcos, a partir do qual é possível avistar o Farol do Arnel e o Porto de Pescas.
Outros miradouros de igual beleza estendem-se ao longo do concelho. A maioria das freguesias oferece vistas sobre o mar ou para a serra, estando todas devidamente sinalizadas ao longo da Estrada Regional. Na Algarvia, no Miradouro da Vigia das Baleias, assinala-se a antiga atividade da caça à baleia.
Encontramos ali a reprodução de um posto de vigia e uma vista sublime para a costa e para a maior altitude da ilha, o Pico da Vara.
Na Freguesia da Salga, o Miradouro do Salto da Farinha tem vista sobre uma magnífica cascata, com cerca de 40 metros, e inclui um agradável parque de merendas.
O roteiro que lhe propomos está organizado de nascente para poente, devendo seguir a sinalização da Estrada Regional (ver "Miradouros").
O Nordeste possui um templo de grande devoção religiosa do povo de São Miguel, a Ermida de Nossa Senhora do Pranto, com mais de cinco séculos de história sem nunca perder a grande devoção dos locais.
Normalmente edifícios mais singelos, mas de enorme beleza, quase sempre edificados em locais remotos, distantes do povoado, e associados à devoção de Nossa Senhora, no Nordeste encontra mais duas ermidas, ambas na Vila do Nordeste, que também vale a pena visitar.
O roteiro que propomos está orientado de nascente para poente, devendo estar atento a Nichos religiosos que poderá encontrar ao longo da Estrada Regional ou no interior das localidades, na sua maioria de construção mais recente (sec. XX).
Os romeiros são devotos de Nossa Senhora da Nazaré. Todos os anos, durante a Quaresma, param ali ranchos de romeiros vindos de toda a ilha, para fazer a oração à Senhora da Nazaré e repor forças para a longa caminhada que ainda os espera.
A ermida aparece referida nos escritos do cronista quinhentista Gaspar Frutuoso, o que significa que o templo já existiria naquele local desde o século XVI.
Contudo, o edifício atual apresenta características da arquitetura do século XIX e tem a data de 1825 inscrita na fachada principal, correspondendo à última reconstrução. Tem uma implantação peculiar, sobranceira ao mar e na confluência do caminho de acesso ao porto e ao farol do Arnel, voltada para a estrada e para a Vila do Nordeste.
Rua da Nazaré, Vila do Nordeste
Aberta todos os dias
(a 30 metros)
(a 30 metros)
Há registos que indicam que esta ermida foi fundada por um casal muito rico do Nordeste, no primeiro quartel do século XVI (terá sido construída em 1529). Contudo, o edifício atualmente existente data do século XIX, o que corresponde às obras de reconstrução efetuadas em 1848.
Trata-se de uma pequena ermida situada numa colina e implantada num adro nivelado e murado voltado ao mar e acessível por uma escadaria alinhada com a porta principal do edifício. Apresenta a fachada emoldurada por cantaria de basalto, que contrasta com as superfícies das fachadas pintadas de branco. O frontão que remata a fachada principal apresenta um bonito trabalho em pedra, com um óculo oval no tímpano, conferindo-lhe uma decoração delicada e harmoniosa.
A ermida encontra-se aberta apenas para celebrações religiosas, no entanto, sugerimos que suba a escadaria até ao adro e aprecie a vista e o sossego deste lugar.
Rua do Rosário, Vila do Nordeste
Fechada
A Ermida de Nossa Senhora do Pranto, pousada numa pastagem plana e sobranceira ao mar, na freguesia de São Pedro de Nordestinho, está associada às peregrinações do período quaresmal levadas a cabo pelos ranchos de romeiros que na sua peregrinação pela ilha fazem aqui uma pausa para agradecer a Nossa Senhora as graças concedidas durante o ano.
Segundo conta a lenda deste templo, depois do célebre terramoto de 1522, que devastou Vila Franca do Campo, com repercussões um pouco por toda a ilha, a Virgem Maria teria aparecido a um jovem pastor, anunciando-lhe que Ponta Delgada seria fustigada pelo flagelo da peste, pedindo-lhe a construção da ermida em Sua devoção. A população, aflita, levantou um templo à Virgem Maria na invocação da Senhora do Pranto.
Próximo da ermida encontra a nascente que terá auxiliado a sua construção e cuja água terá brotado naquele lugar por intermédio da Virgem.
Estrada Regional, São Pedro de Nordestinho
Segunda a sexta-feira: 08h00-12h00 e 13h00-16h00 | Domingo: aberta durante a Quaresma da parte de tarde
Parcial
Praticamente todas as freguesias possuem um nicho de devoção Mariana, vários deles erigidos ao longo da Estrada Regional, e por isso fáceis de encontrar, e outros situados no interior das localidades, alguns edificados em zonas mais altas como é o caso do Nicho de Nossa Senhora de Fátima na freguesia da Algarvia integrado no Miradouro da Vigia das Baleias.
Muitos destes nichos estão associados a peregrinações e representam a grande religiosidade da população embora atualmente menos viva.
Outros Nichos religiosos encontram-se ao longo da Estrada Regional ou no interior das localidades.
Miradouro da Vigia das Baleias, Algarvia
Situado junto à Estrada Regional, na freguesia da Algarvia, é outro local de devoção e paragem obrigatória dos ranchos de romeiros durante a sua peregrinação quaresmal. Ali, fazem a sua oração a Nossa Senhora e uma ligeira pausa para descanso, deixando, por vezes, uma recordação da sua passagem que poderá ser um agradecimento ou uma oração a Nossa Senhora gravada em azulejo.
Visitado durante o ano inteiro, pela particularidade deste nicho, é por altura da Quaresma que tem maior afluência.
Junto ao nicho, encontra uma pequena zona de lazer para repouso de quem passa por este lugar.
Estrada Regional, Algarvia
O Padrão das Alminhas é um marco religioso (oratório) construído em 1956/57, alusivo à salvação das almas. Está associado ao ritual do “Cantar às Almas”, praticado pelos habitantes da Achadinha, realizando-se anualmente, durante o mês de novembro, com início no dia 2 de novembro, Dia de Fiéis Defuntos.
O padrão contém duas inscrições de interesse histórico local: a cruz que encima o padrão, da primeira missão da freguesia, e o registo em azulejo alusivo a São Bento, do primeiro santuário da Achadinha.
O fontanário existente junto ao padrão teve no passado a função de fornecer água à população da rua Direita de Cima.
Rua Direita, Achadinha
Ao longo deste roteiro poderá visitar diversos locais de interesse literário com especial destaque para a Casa João de Melo, antiga morada da família do escritor, bem como jardins e outros espaços relacionados com figuras literárias do Nordeste.
No final, desfrute do espaço de leitura da biblioteca municipal, onde irá encontrar as obras de maior referência dos escritores Nordestenses.
O Nordeste tem sido palco de inspiração para diversos poetas e escritores na sua maioria nascidos neste concelho. Venha desafiar a sua escrita e descubra os lugares mais inspiradores ao longo deste roteiro que tem início com o nascer do sol e que termina com o canto noturno dos cagarros junto ao mar.
Todos estes lugares estão identificados ao longo deste guia, em diferentes rubricas, devendo consultar a respetiva localização para que possa lá chegar.
(Percurso a fazer de carro, complementado com alguns troços a pé)
Geologicamente o concelho de Nordeste integra as formações vulcanológicas mais antigas da ilha de São Miguel: o complexo vulcânico do Nordeste, que remonta há cerca de 4 milhões de anos e a vertente norte do vulcão da Povoação, mais recente, estando ambos extintos.
Morfologicamente é possível observar que os acidentes tectónicos se restringem a arribas litorais e vales fluviais de traçado retilíneo sugerindo controlo tectónico por falhas pouco ativas ou sem atividade recente.
Geomorfologicamente o concelho situa-se na parte mais oriental da ilha, que corresponde a uma área montanhosa com profundos vales de erosão e imponentes arribas. As formações geológicas, ao longo dos milénios, foram desaparecendo e sofrendo modificações com a ação tectónica intensa e com a ação erosiva, em particular com eventos de alta energia e cheias colossais, que resultaram na criação dos vales deslumbrantes que se observam no concelho.
Enquanto descobre onde se iniciou o passado geológico da ilha, deixe-se deslumbrar pelas belezas naturais do Nordeste e aprecie a geodiversidade que o concelho apresenta e que funciona como o parceiro secreto de suporte da biodiversidade local.
Todos estes lugares estão identificados nesta página eletrónica, em diferentes rubricas, devendo consultar a respetiva localização para que possa lá chegar.
Para mais informação consulte o folheto aqui.
O Nordeste oferece vários espaços para que os visitantes mais pequenos possam ocupar-se, divertir-se e aprender algumas curiosidades deste cantinho da ilha. Temos o “Priolo” e o “Sementinha”, mais direcionados para a descoberta da natureza, e outras atividades engraçadas relacionadas com o património local, além de espaços para simplesmente brincar e desfrutar do desporto ao ar livre.
Um dos moinhos do Parque da Ribeira dos Caldeirões está adaptado a espaço didático de descoberta do moinho de água, dos moleiros, dos animais que andavam pela quinta noutros tempos, dos pássaros, da vegetação e outros atrativos que se encontram ali atualmente.
Morada e horário podem ser consultados aqui
Parcial
Na Casa João de Melo encontra um espaço dedicado a crianças, onde estas podem aprender histórias interessantes sobre a Achadinha, sobre o escritor João de Melo e sobre as lidas domésticas de antigamente.
Morada e horário podem ser consultados aqui.
- Espaço Sementinha, o Guardião da Floresta Açoriana.
Atividades por marcação:
- Caça ao tesouro
- Peddy paper
- Vamos conhecer as sementes
- Ciclo do papel
- Conhecer o ciclo da água
- Conhecer as plantas aromáticas e medicinais
- Aprender a construir um herbário
- Visitas guiadas
Morada e horário podem ser consultados aqui.
- Visitar a “Casa do Priolo”
Atividades por marcação ou inscrição:
- Ciência Viva no Verão – À Descoberta da Laurissilva
- Ciência Viva no Verão – Os Sons da Aves
- Tour Laurissilva
- Tour Priolo
Morada e horário podem ser consultados aqui.
- Percurso físico (adequado para crianças)
- Espaço relvado para a prática de futebol e voleibol
- Golfe rústico (adequado para crianças)
- Parque infantil
* Os equipamentos para os jogos não são fornecidos
Morada e horário podem ser consultados aqui.
Parcial
- Parque infantil
- Expositor de Aves e de Gamos
- Campo relvado para a prática de voleibol
- Equipamentos para manutenção física (a partir dos 10 anos)
* Os equipamentos para os jogos não são fornecidos
Morada e horário podem ser consultados aqui.
Parcial
Está situado no centro da Vila do Nordeste e é uma ótima opção para o verão.
Localização: Largo do Jogo da Choca, Vila do Nordeste
Horário: sempre aberto
Equipamento: não disponível
Parcial
- Campo ao ar livre para vários desportos
- Circuito de manutenção física
* Equipamentos para os jogos não são fornecidos.
Morada e horário podem ser consultados aqui.
Neste espaço pode aproveitar para merendar e ocupar os mais novos no circuito de
manutenção física. A zona está associada a um antigo posto de vigia da baleia, havendo
no local uma pequena reprodução desta antiga estrutura.
- Circuito de manutenção física (crianças a partir dos 10 anos)
- Parque de merendas
Morada e horário podem ser consultados aqui.
Parcial
Se estiver alojado ou de visita por alguma destas freguesias poderá levar as crianças a brincar nos parques infantis.
Rua N. S. da Luz, Pedreira
Permanente
Lomba da Cruz de Cima, Rua Vale do Paiva
Permanente
Rua da Igreja (Campo de Jogos)
Permanente
Rua de São Pedro
Permanente
Rua das Hortas/Estrada Regional
permanente
Parque infantil e campo sintético para a prática de futebol, voleibol e ténis.
Rua do Atalho
Permanente
* Equipamentos não disponibilizados.
Rua do Rocha, Feteira Grande
Permanente
Rua do Ramal
Todos os dias 08h00 às18h00
Interesses culturais e património da Achadinha
Visitar a Achadinha é percorrer ruas e caminhos repletos de memórias e tradições de outros tempos e é conhecer a história, os monumentos, as casas e as paisagens que serviram de palco às mais diversas vivências da população local. Sugerimos um passeio por entre trilhos, ruas e caminhos desta localidade sobranceira ao mar, ao longo do qual vai encontrar dos mais belos panoramas deste concelho. Com início na «Casa João de Melo», venha conhecer a Achadinha e leve consigo as memórias de um passeio inesquecível.
Outros locais a visitar (sugerimos que esta parte do percurso seja feita de carro)
Para mais informações sobre esta freguesia, visite a Casa João de Melo.
© Câmara Municipal do Nordeste. Todos os Direitos Reservados